quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prevendo o futuro da educação e da tecnologia

A educação vive hoje um turbilhão de mudanças provocado pelo desenvolvimento tecnológico. De um lado, ela tem a responsabilidade de preparar o aluno para um mundo em constante mudança e crescentemente mais complexo. De outro, na prática da sala de aula, as mudanças não ocorrem na velocidade que se espera. “Essa dicotomia é particularmente agravada quando se fala em tecnologia, em que as únicas constantes são a inovação rápida e as mudanças frequentes”, diz o futurista Michell Zappa, brasileiro e cidadão do mundo, que ficou conhecido ao importar as tendências da tecnologias para as mais diversas áreas, tentando antever seus impactos em um futuro próximo.
Uma de suas produções mais populares foi justamente aquela em que tratou do futuro da educação – foi, inclusive, considerado pela Fast Company um dos infográficos mais importantes de 2012. O Porvir traduziu (o original é em inglês), adaptou e traz aqui a imagem, que tem por objetivo organizar uma série de tecnologias emergentes e que podem influenciar a educação nas próximas décadas. “Apesar de sua [do infográfico] natureza inerentemente especulativa, as tendências que estão por trás da tecnologia já podem ser observadas, o que significa que é uma questão de tempo antes de esse cenário começar a aparecer mais claramente nos ambientes de aprendizagem ao redor do mundo”, diz ele.
Em sua proposta, Zappa tem uma linha do tempo até 2040 com seis temas centrais que se subdividem, se entrelaçam e se apresentam em três espaços distintos: as salas de aula, as oficinas e os ambientes virtuais. A sala de aula é por Zappa entendida como o local onde o paradigma predominante é o de um professor, que se dirige unidirecionalmente a dezenas de alunos reunidos em um espaço físico. Não por acaso é a primeira a aparecer. Em seguida, estão as oficinas – ou ateliês –, ambientes de ensino-aprendizagem entre pares onde grupos discutem, aprendem e resolvem problemas juntos e onde o professor deve agir como um facilitador. Por fim, aparecem os ambientes virtuais, espaços em que aprendizado, discussões e avaliações ocorrem, não importando a presença física ou a localização geográfica dos envolvidos.

Michell Zappa

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Feedback


 
Feedback: possibibidade de reflexão e consolidação da autonomia

Freire (2001) ressalta que a tarefa do educador e da educadora consiste em:
[...] uma tarefa libertadora. Não é para encorajar os objetivos do educador e as aspirações e os sonhos a serem reproduzidos nos educandos, os alunos, mas para originar a possibilidade de que os estudantes se tornem donos de sua própria história. É assim que eu entendo a necessidade que os professores têm de transcender sua tarefa meramente instrutiva e assumir a postura ética de um educador que acredita verdadeiramente na autonomia total, liberdade e desenvolvimento daqueles que ele ou ela educa. (p.78).

O feedback é um poderoso mecanismo nas relações e processos de interatividade. Por meio dele é possível refletir e consolidar uma identidade social, política e cultural. É evidente que o feedback estimula o olhar crítico, transforma a maneira de pensar, de agir e contribui efetivamente com o processo de ensino e aprendizagem do ser humano.

Desta forma, percebe-se que é indispensável investir-se em uma nova cultura educacional, subisidiada em potencializar habilidades e competências cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. “A educação deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro” (DELORS 1998, p. 82).

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Baixando vídeos...



18 maneiras de baixar qualquer vídeo da internet


Vamos às dicas! ;-)
1-
ClipNabber permite você baixar videos do youtube, metacafe e outros sites apenas copiando a URL e colocando no site, depois de copiada e colada a URL você poderá baixar o vídeo para seu computador, ipod, iphone ou outro media player. Para vídeos do Youtube você precisará de um conversor de FLV que é rápido e fácil de usar.
2-
Zamzar é um conversor online gratuito que não somente converte AVI, MPEG, 3GP, MP4, MOV, mas converte também áudio e imagem e outros formatos de documentos, simplesmente copie e cole a URL e escolha o formato desejado para a conversão.
3-
VideoDownloader é uma extencão para Firefox, mas mas também permite você a colar URLs de muitos sites como Blip. TV, iFilm, e sites de relacionamento como o Myspace. Você pode também baixar um player de FLV para assistir os vídeos.
4-
Vixy.net é outro site que não somente baixa vídeos, mas que converte eles também AVI, MOV, MP4, 3GP e MP3 ( Se você quiser extrair o áudio de um arquivo.) Usando esse site você não se preocupará em baixar um player de FLV, porque você poderá converter o arquivo em um formato Windows
5-
KeepVid também suporta qualquer site de compartilhamento de vídeos, e a única diferença desse site para os outros postados acima é que no próprio site, existe um seção dos Top Vídeos, sendo assim você pode baixar rapidamente os vídeos mais vistos ao redor do mundo
6-
Media Converter é semelhante ao ZamZar e o Vixy.net, mas requer que você crie uma conta e esteja logado nela. O site oferece suporte de download e de conversão apenas para vídeos do Youtube. Você pode baixar o o programa de download de vídeos do site, mas ele oferece suporte para apenas 5 sites de compartilhamento de vídeos.
7-
Hey! Watch é um serviço de codificação online, serviço que codifica vídeos em diferentes formatos incluindo HD muito rápido. O site possui um interface gráfica muito bonita e com muitas opções para você desfrutar, como a habilidade de transferir qualquer vídeo da web para um diretório FTP ou algum armazenamento online
8-
YoutubeX é como o nome já diz, permite você a baixar vídeos do youtube, obviamente só suporta vídeos do youtube, mas tem uma série de outras características como a habilidade de assistir o um vídeo no próprio site fazendo uma pesquisa de palavra chave por vários sites de compartilhamento de vídeos
9-
VideoRonk faz uma pesquisa em vários sites de compartilhamento de vídeos como Google Vídeo  YouTube, MetaCafe e DailyMotion para encontrar os vídeos mais vistos em cada um deles, depois você poderá assistir o vídeo no próprio site, ou baixar em formato FLV para seu PC.
10-
VidDownloader suporta aproximadamente 10 sites, depois de você colar a URL você pode baixar os vídeos em DivX, AVI o site é muito fácil de usar e você pode apenas baixar o audio em Mp3 do seu vídeo se preferir, escolhendo a opção (just audio) na pagina de download. Você não precisa se preocupar em ter um player de FLV no seu computador, o site converte os arquivos em formato Windows.
11-
De acordo com o site, ele suporta mais de 98 sites de compartilhamento de vídeos incluindo sites de relacionamentos como o Myspace, CollegeHumor, iFilm, etc.
12-
Site simples de usar e possui suporte aos maiores sites de vídeos, você pode baixar no site também um player de FLV para assistir vídeos do youtube
13-
No DownThisVideo você vai encontrar uma "béla tag cloud" no topo do site para encontrar os vídeos rapidamente, esse site é também muito usado pelos Japoneses porque os vídeos mais populares do site são animes e etc. No entanto você poderá usar para baixar vídeos do Youtube.
Programas para desktop
14 – Orbit Downloader – Com o Orbit Downloader você poderá baixar vídeos dos sites MySpace, YouTube, Pandora, Rapidshare, etc. O programa possui uma ótima interface super fácil de usar.
15- VDownloader – Um pequeno aplicativo para download de vídeos e conversão para AVI ou MPG.
16 – VideoDownloader – Add-on para o Firefox que suporta mais de 60 sites de compartilhamento de vídeos, pode também baixar MP3s, arquivos de flash, arquivos do Quicktime de paginas da web
17 – . YouTubeGrabber – Programa muito simples, basta colar a URL e ele faz o download, ele não faz a converção dos arquivos, sendo necessário intalar um player de FV no seu computador.
18 – KeepV – Baixa vídeos do YouTube, MySpace, and Google e converte para MOV, 3GP, AVI, iPod e PSp.
Sucesso!! ;-)

Fonte: http://charlespito.wordpress.com/2008/01/30/18-maneiras-de-baixar-qualquer-video-da-internet/

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Educopédia


nformación

Educopédia: uma plataforma de aulas digitais
Apresentação da Educopédia
Participe no fórum de discussão
Oficina ao vivo: Quinta-feira, às 12h (Brasília) / 15h (Espanha) / 9h (Peru)
Membros: 41
Última atividade: Ene 26

Apresentamos a Educopédia, plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.
As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, minitestes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens.
A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.

Rafael Parente é subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro, mestre em gestão educacional e no momento está concluindo um PhD em educação internacional e desenvolvimento pela New York University. Entre suas últimas criações estão a Educopédia (plataforma de aulas digitais), o Rioeduca.net (portal de trocas de melhores práticas), o Sistema Escola 3.0 (sistema integrado de gestão acadêmica) e o Pé-de-Vento (mashup de curso de alfabetização, jogo e livro digital para crianças).

Fonte: http://encuentro.educared.org/group/recursos-educacionais-a-educopedia#

Princípios da Educação Online

Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! - Horizontes ...