Feedback: possibibidade de reflexão e
consolidação da autonomia
Freire (2001) ressalta que a tarefa do
educador e da educadora consiste em:
[...] uma tarefa
libertadora. Não é para encorajar os objetivos do educador e as aspirações e os
sonhos a serem reproduzidos nos educandos, os alunos, mas para originar a
possibilidade de que os estudantes se tornem donos de sua própria história. É
assim que eu entendo a necessidade que os professores têm de transcender sua
tarefa meramente instrutiva e assumir a postura ética de um educador que
acredita verdadeiramente na autonomia total, liberdade e desenvolvimento
daqueles que ele ou ela educa. (p.78).
O feedback é um poderoso
mecanismo nas relações e processos de interatividade. Por meio dele é possível
refletir e consolidar uma identidade social, política e cultural. É evidente
que o feedback estimula o olhar crítico, transforma a maneira de pensar, de
agir e contribui efetivamente com o processo de ensino e aprendizagem do ser
humano.
Desta forma, percebe-se que é indispensável investir-se em uma nova
cultura educacional, subisidiada em potencializar habilidades e competências
cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. “A educação deve transmitir,
de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer
evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências
do futuro” (DELORS 1998, p. 82).
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