terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Feedback


 
Feedback: possibibidade de reflexão e consolidação da autonomia

Freire (2001) ressalta que a tarefa do educador e da educadora consiste em:
[...] uma tarefa libertadora. Não é para encorajar os objetivos do educador e as aspirações e os sonhos a serem reproduzidos nos educandos, os alunos, mas para originar a possibilidade de que os estudantes se tornem donos de sua própria história. É assim que eu entendo a necessidade que os professores têm de transcender sua tarefa meramente instrutiva e assumir a postura ética de um educador que acredita verdadeiramente na autonomia total, liberdade e desenvolvimento daqueles que ele ou ela educa. (p.78).

O feedback é um poderoso mecanismo nas relações e processos de interatividade. Por meio dele é possível refletir e consolidar uma identidade social, política e cultural. É evidente que o feedback estimula o olhar crítico, transforma a maneira de pensar, de agir e contribui efetivamente com o processo de ensino e aprendizagem do ser humano.

Desta forma, percebe-se que é indispensável investir-se em uma nova cultura educacional, subisidiada em potencializar habilidades e competências cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. “A educação deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro” (DELORS 1998, p. 82).

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