quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Momento de formação docente

 Na coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília realizamos diversos momentos de formação continuada.

Dentre eles, o encontro com a Professora Bernadete Gatti, Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e pesquisadora aposentada do DPE/Fundação Carlos Chagas.

Socialização, descobertas, troca de experiências e muitas, muitas aprendizagens ;-)

Gratidão à Unesco e ao Professor Célio pela parceria!  



Sempre é tempo de apreender!

O Projeto de Alfabetização Cidadã, da Universidade Católica de Brasília é um projeto social, que atende pessoas com idade acima de dezoito anos que não foram alfabetizadas.

Busca promover e desenvolver potencialidades e capacidades relacionadas à leitura, à escrita e às tecnologias de linguagem, dentro de um quadro amplo de educação para a cidadania, de uma população que vive em situação de vulnerabilidade social,residentes nas regiões administrativas de do Distrito Federal.

Compartilho uma das campanhas veiculadas de quando estava na coordenação do PAC:



quarta-feira, 23 de junho de 2021

 

2016
MAIO
23








Semana de Pedagogia discute transdisciplinaridade

Com o objetivo de debater a relação entre a globalização e os recursos tecnológicos que participam dos meios de produção da sociedade contemporânea, a Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, entre os dias 18 a 20 de maio, às 19h30, no Auditório do Bloco G, a Semana do Curso de Pedagogia. Oficinas de linguagens, artes e ciências, e momento cultural fizeram parte da programação.

Dia 20 de maio é comemorado o Dia do Pedagogo. Para isso, o curso trouxe um importante tema para discussão: a transdisciplinaridade na prática pedagógica. A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de França Silva, acredita que a transdisciplinaridade está na perspectiva da transitoriedade do conhecimento. “Não podemos mais trabalhar com os conteúdos em áreas engavetadas. Ele precisa transitar e, por isso, trouxemos professores de área específicas. Na peculiaridade hoje da própria formação dos professores, vemos várias discussões políticas para nossa profissão que é essa transitoriedade nas áreas de conhecimento”, disse.

A conferencista principal da noite, Lucileide Araújo de Sousa Alves, tratou o tema como aspecto amplo na prática docente. Para ela, é preciso transformar informação em conhecimento. “Cabe aos professores terem um conhecimento mais elaborado, pois eles desempenham papel importante na mediação de processos em turmas de séries iniciais. Já nos campos universitários, o papel do professor aproxima o sujeito do objeto de conhecimento. Possibilitar a passagem do nível de informação é um grande desafio, tanto para os estudantes como para professores que aprendem nessa relação”, afirmou.

Para a analista de planejamento educacional da UCB que atua na Brinquedoteca da UCB, Camille Anjos, as oficinas vão proporcionar uma visão ampla das disciplinas, ou seja, de como trabalhar em conexão conteúdos de português, matemática e psicomotricidade. Segundo ela, é importante reconhecer que tudo está conectado: “A escola tem o costume de trabalhar as coisas muito separadas, enquanto, na verdade, uma disciplina é só um ponto de vista sobre um problema, que está conectado com o mundo e com nossa vida pessoal. É preciso trazer também uma contextualização de nossas vidas, do que já foi construído de história para o centro das disciplinas. O professor em sala de aula é cabeça, corpo, sentimento e emoção”.

Já a palestrante Nina Cláudia de Assunção Mello abordou questões ligadas ao ensino da matemática, enquanto a especialista Carolina Coelho Aragon falou sobre linguagens, e a professora Mércia Helena Sacramento destacou o ensino das ciências neste contexto.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

 

Formação Continuada...

O Todos pela Educação, estabeleceu uma das agendas prioritárias para a educação brasileira nos próximos anos: a profissionalização da carreira e formação docente.

Com a desvalorização da profissão, a defasagem na formação inicial, a falta de incentivo aos estudos e capacitações, ausência de avaliações eficazes, desvalorização da atuação, baixa remuneração e falta de atenção para os profissionais já inseridos no mercado precisamos reconhecer as boas experiências e reinventar-se.

Conheça um pouco mais os fundamentos e práticas que podem transformar histórias, vidas e fazer a diferença em carreira docente.

A obra contou com o selo da Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO - de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília. 

A obra apresenta o resultado de um trabalho diferenciado envolvendo estudantes, docentes e pesquisadores. São organizadores o Professor Célio da Cunha e a Professora Carla Cristie. A publicação enfatiza a importância das práticas de estágio e  do trabalho docente de qualidade.


 FORMAÇÃO DOCENTE: 

Fundamentos e PrÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO


  

 


quinta-feira, 17 de junho de 2021

 

Registrar sempre é muito importante!

Evento do dia 4 de outubro de 2017, mesa Coordenada pela Professora Carla Cristie com a ilustre presença da Professora Bernadete Gatti!


2017
OUT
04
Geral

Teoria e prática nos estágios supervisionados

Para promover uma discussão acerca da importância dos estágios supervisionados para a formação dos professores nos cursos de licenciatura, o curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a UNESCO, realizaram nos dias 2 e 3 de outubro, o evento “Teoria e prática nos estágios supervisionados”.

O encontro contou com a presença da professora Bernadete Gatti, que foi homenageada pela contribuição para a educação brasileira no plano teórico, na melhoria das políticas públicas e por anos de dedicação à melhoria do ensino e da formação de professores. “É uma grande satisfação estarmos aqui neste momento, trazendo a professora Bernadete, um ícone da nossa área enquanto pedagogos e educadores, trabalhando essa questão de revermos nossas práticas pedagógicas. Temos a certeza que estamos todos aqui com foco em sermos transformadores, por meio de processos de aprendizagem que privilegiam a troca de experiências”, destacou a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, professora Anelise Pereira Shiler.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de Franca Silva, a prática é fundamental, não somente durante o estágio supervisionado que acontece próximo ao final do curso, mas sim, desde os primeiros passos na graduação. “O curso de Pedagogia tem uma parceria com escolas públicas, em que o aluno já entra em contato com a prática a partir do 2º semestre. Ao encarar uma sala de aula, eles conseguem se organizar melhor, planejar e fazer uma imersão profunda, devido às habilidades que desenvolvem aliando a teoria e a prática”.

Fizeram parte da mesa de abertura a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB, professora Anelise Pereira Shiler, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de Franca Silva e o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Celio da Cunha.

Sobre a palestrante

A professora Bernadete Gatti possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia pela Universite de Paris VII e Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. É docente aposentada da USP e foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas, exercendo os cargos de coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de superintendente de educação e pesquisa.

Foi membro e presidiu o Comitê Científico – Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como diretora vice-presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. É membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Princípios da Educação Online

Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! - Horizontes ...