Semana de Pedagogia discute transdisciplinaridade
Com o objetivo de debater a relação entre a globalização e os recursos tecnológicos que participam dos meios de produção da sociedade contemporânea, a Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, entre os dias 18 a 20 de maio, às 19h30, no Auditório do Bloco G, a Semana do Curso de Pedagogia. Oficinas de linguagens, artes e ciências, e momento cultural fizeram parte da programação.
Dia 20 de maio é comemorado o Dia do Pedagogo. Para isso, o curso trouxe um importante tema para discussão: a transdisciplinaridade na prática pedagógica. A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de França Silva, acredita que a transdisciplinaridade está na perspectiva da transitoriedade do conhecimento. “Não podemos mais trabalhar com os conteúdos em áreas engavetadas. Ele precisa transitar e, por isso, trouxemos professores de área específicas. Na peculiaridade hoje da própria formação dos professores, vemos várias discussões políticas para nossa profissão que é essa transitoriedade nas áreas de conhecimento”, disse.
A conferencista principal da noite, Lucileide Araújo de Sousa Alves, tratou o tema como aspecto amplo na prática docente. Para ela, é preciso transformar informação em conhecimento. “Cabe aos professores terem um conhecimento mais elaborado, pois eles desempenham papel importante na mediação de processos em turmas de séries iniciais. Já nos campos universitários, o papel do professor aproxima o sujeito do objeto de conhecimento. Possibilitar a passagem do nível de informação é um grande desafio, tanto para os estudantes como para professores que aprendem nessa relação”, afirmou.
Para a analista de planejamento educacional da UCB que atua na Brinquedoteca da UCB, Camille Anjos, as oficinas vão proporcionar uma visão ampla das disciplinas, ou seja, de como trabalhar em conexão conteúdos de português, matemática e psicomotricidade. Segundo ela, é importante reconhecer que tudo está conectado: “A escola tem o costume de trabalhar as coisas muito separadas, enquanto, na verdade, uma disciplina é só um ponto de vista sobre um problema, que está conectado com o mundo e com nossa vida pessoal. É preciso trazer também uma contextualização de nossas vidas, do que já foi construído de história para o centro das disciplinas. O professor em sala de aula é cabeça, corpo, sentimento e emoção”.
Já a palestrante Nina Cláudia de Assunção Mello abordou questões ligadas ao ensino da matemática, enquanto a especialista Carolina Coelho Aragon falou sobre linguagens, e a professora Mércia Helena Sacramento destacou o ensino das ciências neste contexto.
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