quinta-feira, 29 de maio de 2025

Avaliação por pares

✅ Proposta de Atividade: Autoavaliação e Avaliação por Pares com Rubrica

🎯 Objetivo

Estimular a reflexão crítica, a coaprendizagem e o juízo avaliativo através da análise de portfólios digitais pessoais e de colegas, utilizando uma rubrica estruturada.


📌 Etapas da Atividade

🔹 1. Autoavaliação

  1. Acesse seu portfólio digital (e-portfólio da disciplina).
  2. Utilize a rubrica abaixo para atribuir uma pontuação a cada critério do seu portfólio.
  3. Para cada critério, escolha uma das 4 opções: Excelente (4 pts) | Bom (3 pts) | Regular (2 pts) | Insatisfatório (1 pt)
  4. Some os pontos de todos os critérios e registre a pontuação total.
  5. Escreva um comentário reflexivo sobre os pontos fortes e o que pode melhorar.
  6. Publique essa reflexão e sua pontuação final no seu e-portfólio.

🔹 2. Avaliação por Pares

  1. Acesse o Padlet (Mural da turma) e escolha três colegas para avaliar.
  2. Leia atentamente os portfólios.
  3. Use a mesma rubrica para atribuir a pontuação em cada critério.
  4. Publique a nota final e um comentário construtivo diretamente no mural do portfólio do colega.
  5. Lembre-se de manter um tom respeitoso, colaborativo e empático.

📋 Rubrica para Avaliação do Portfólio Digital

Critério Excelente (4) Bom (3) Regular (2) Insatisfatório (1)
Organização e Estrutura Navegação clara, lógica, visual limpo e intuitivo. Bem estruturado, mas com leves confusões. Algumas dificuldades de navegação e organização. Desorganizado, confuso, difícil de compreender.
Reflexão Crítica Reflete profundamente sobre o processo de aprendizagem. Aponta avanços com alguma análise crítica. Pouca reflexão sobre o aprendizado. Superficial ou ausente.
Evidências de Aprendizagem Diversas evidências bem descritas e contextualizadas. Algumas evidências relevantes, mas mal exploradas. Poucas evidências ou mal apresentadas. Nenhuma ou irrelevantes.
Uso de Recursos Digitais Ferramentas variadas e integradas de forma eficaz. Uso básico, mas funcional, dos recursos digitais. Uso limitado e pouco interativo. Quase nenhum recurso digital utilizado.
Criatividade e Originalidade Apresentação inovadora e envolvente. Criatividade pontual, mas convencional. Pouco criativo, abordagem repetitiva. Sem originalidade.
Clareza e Coerência (P2P) Ideias bem articuladas, escrita clara. Boa coerência, mas com algumas falhas. Frases desconexas ou linguagem confusa. Dificuldade de compreensão geral.
Profundidade da Análise (P2P) Análise rica e aprofundada do conteúdo. Aponta aspectos importantes com algum aprofundamento. Superficial, sem desenvolver bem os pontos. Não há análise, apenas descrição.
Qualidade do Feedback (P2P) Feedback empático, específico e com sugestões úteis. Feedback respeitoso, mas pouco detalhado. Comentários genéricos ou vagos. Crítico demais ou ausente.

💡 Total máximo: 32 pontos (autoavaliação ou avaliação por pares)


📎 Publicações

  • Autoavaliação: postar no seu e-portfólio com a soma + reflexão.
  • P2P: comentar no mural (Padlet) dos colegas avaliados com a pontuação e feedback construtivo.

💡 Dicas para Explorar Ferramentas com IA

Objetivo Ferramenta Como pode ajudar
Organização de Reflexões Microsoft Copilot Sugestão de estrutura e estilo de escrita reflexiva
Clareza e Profissionalismo dos Comentários Grammarly Revisão ortográfica e de estilo para seus feedbacks
Geração de Feedbacks Construtivos ChatGPT Escreva “Me ajude a criar um feedback para...” com base na rubrica
Visualização de Dados das Avaliações Excel com IA / Power BI Análise gráfica das notas de autoavaliação e dos colegas
Compartilhamento e Interação Padlet Postagem e comentários sobre os portfólios
Aprendizado Adicional Coursera / Khan Academy Cursos sobre avaliação, rubricas e aprendizagem colaborativa
Criação de Apresentações ou Vídeos Synthesia Criar vídeos explicativos sobre os critérios da rubrica

🧠 Reflexão Final

A proposta vai além da pontuação: trata-se de desenvolver metacognição, empatia e pensamento crítico. Ao avaliar e ser avaliado, você fortalece sua capacidade de aprender com os outros e consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Princípios da Educação Online

Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! - Horizontes ...